terça-feira, 4 de abril de 2017

Uma aulinha teórica #1

O que é a resistência à insulina?

A princípio, não há nada de errado com o pâncreas ou com a produção de insulina. O erro está nas células do corpo às quais a insulina se liga.

Assim, a resistência à insulina ocorre quando os receptores das células musculares e hepáticas não conseguem reconhecer bem a insulina e por isso não conseguem captar a glicose em excesso no sangue.

Para resolver o problema o pâncreas tenta produzir cada vez mais insulina.

Já nas células de gordura, a insulina aumenta a ação da enzima lipolipase, que estimula o armazenamento de gordura e bloqueia a queima dessa substância (eu sempre soube que engordava com a água...)

Assim, elas acabam recebendo parte desse excesso de glicose e convertendo-a em gordura.

A resistência à insulina não gera sintomas específicos e por isso muitas pessoas passam anos tendo esse quadro sem nem imaginar.

As causas deste problema estão maioritariamente ligadas com factores hereditários.

As consequências mais comuns deste problema estão ligados à diabetes tipo 2, aumento de tensão arterial, aumento do colesterol, aumento do cortisol.

Ainda não existem testes médicos laboratoriais para diagnosticar este problema. Mais uma vez apenas quando já está instalado um problema mais grave como por exemplo a diabetes é que o médico cai nele "ah pois agora tem diabetes porque sempre teve resistência à insulina". O que para mim é mais uma gigante lacuna da medicina tradicional. Sabendo que o problema é muito frequente e dá para prevenir a tempo e horas. E não querem saber.

Digam o que disserem não querem saber.

Diz-vos quem ouviu " não tem nada é só gorda e tem preguiça de perder peso" durante 1 ano... muitas vezes.

Isto não só para dizer que a medicina tradicional é ainda muito retrógrada na prevenção. Mas antes de apontarem o dedo ao gordinho que come o bolo lá na pastelaria lembrem-se que se calhar não é apenas falta de vontade de perder peso. Se calhar é uma maneira de acabar com os vómitos e as tonturas com que se levanta todas as manhãs. E o coitado não conhece outra forma de contornar o problema se não dando ao corpo o açúcar de absorção rápida que está a pedir para acabar com a tortura.

(Não vamos dizer nomes né?? XD)

Beijo beijo

1 comentário:

  1. Bela aula. De fato o ser humano tem muito que se lhe diga! Tudo a correr bem querida! Beijo

    ResponderEliminar

À quanto tempo!!!

Todos os dias me lembro de cá vir pois o dia passa e outro e outro e foi ficando para trás .. Entretanto é um facto já mais que comprovado ...